A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Aracaju começa a ganhar forma nos bastidores e já apresenta um nome em posição de vantagem. Com o apoio declarado do atual presidente, Ricardo Vasconcelos (PSD), o vereador Nitinho Vitale (PSD) desponta como favorito para retornar ao comando do Legislativo municipal.
A sucessão ocorre em meio à saída de Ricardo da presidência da Casa, já que o parlamentar deixará o cargo para disputar as eleições de 2026 como pré-candidato à primeira suplência ao Senado. Segundo o próprio presidente, os vereadores têm mantido conversas internas com o objetivo de construir um consenso em torno do próximo nome que comandará a Câmara.
Em entrevistas recentes, Ricardo confirmou que apoia Nitinho como seu sucessor, em um gesto político de retribuição ao apoio recebido anteriormente, quando disputou a presidência da Casa. O endosso fortalece ainda mais o nome de Nitinho, que já possui experiência no comando do Legislativo e trânsito consolidado entre os parlamentares.
Além de Nitinho, outros dois vereadores seguem no páreo. Isac Silveira já anunciou que deixará a liderança do governo de Emília Corrêa na Câmara, movimento interpretado como um passo claro para viabilizar sua candidatura à presidência. Já Anderson de Tuca também articula nos bastidores e é apontado como um dos nomes competitivos na disputa.
Nitinho, por sua vez, conhece bem o caminho até a presidência. Ele foi eleito pela primeira vez em 2017, para o biênio 2017/2020, sendo reeleito de forma antecipada ainda naquele ano para o biênio 2019/2020. Posteriormente, voltou a comandar a Casa no biênio 2021/2022. Agora, com o apoio do atual presidente, surge novamente como o nome mais forte para reassumir o posto máximo do Legislativo aracajuano.


