Mantendo lealdade ao prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), o deputado estadual Ibrain Monteiro (PV) reiterou que seguirá a mesma chapa definida por seu grupo político para a disputa ao Senado em 2026. A decisão, já externada publicamente, acaba, mesmo que indiretamente, abrindo espaço para que o ex-deputado federal André Moura (UB) avance de vez em uma aproximação com o deputado federal Gustinho Ribeiro (PP), já que ainda busca um palanque no município.
Desde 2025, André vinha se articulando politicamente em Lagarto com o objetivo de construir uma aliança que fortalecesse seu palanque na cidade, mirando sua pré-candidatura ao Senado. Nesse processo, chegou a fazer movimentos de diálogo com Gustinho, o que acabou gerando ruídos na relação com Ibrain.
O incômodo se deu porque o grupo do deputado estadual não vê com bons olhos qualquer aproximação com Gustinho, em razão dos desgastes históricos envolvendo seu pai, o ex-prefeito Valmir Monteiro.
Mas, conforme informações já trazidas pela Realce, ele pode optar por caminhar ao lado de Matheus Corrêa, que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em 2026. O movimento preservaria o legado da relação construída com a família Monteiro e, ao mesmo tempo, isolaria Gustinho no cenário político local.
Vale lembrar que Lagarto é peça estratégica em qualquer disputa majoritária em Sergipe, e a ausência de um palanque competitivo na cidade poderia fragilizar a pré-candidatura de André ao Senado.

