A Barra dos Coqueiros passou a contar com um dos maiores sistemas de videomonitoramento de Sergipe e, hoje, já possui mais câmeras em operação do que a capital Aracaju. A marca foi alcançada com a inauguração, nesta quarta-feira, 21, da Sede Administrativa e Operacional da Muralha Digital, projeto da gestão do prefeito Airton Martins (PSD) que reúne mais de 700 câmeras espalhadas por pontos estratégicos do município.
O número chama atenção quando comparado à realidade da capital. Segundo o jornalista Victor, do portal Fato Sergipe, Aracaju dispõe atualmente de cerca de 600 câmeras de videomonitoramento. A informação foi divulgada com base em dados apresentados pelo próprio secretário municipal André David.
Na Barra dos Coqueiros, o sistema recebeu investimento de R$ 7 milhões em recursos próprios e conta com equipamentos de última geração, incluindo reconhecimento facial e leitura de placas veiculares. As câmeras estão instaladas em áreas estratégicas, como vias principais e todas as entradas e saídas da cidade, ampliando significativamente a capacidade de prevenção e controle.
A Muralha Digital funciona de forma integrada com a Guarda Municipal e em cooperação com as Polícias Civil e Militar, fortalecendo o trabalho conjunto das forças de segurança. Além de inibir ações criminosas, o sistema permite respostas mais rápidas às ocorrências e contribui para a resolução de casos.
Ao comentar o avanço, o prefeito Airton Martins destacou que o investimento reflete uma visão estratégica de gestão. “A Muralha Digital não é apenas um investimento em tecnologia, mas um investimento em qualidade de vida. Para os moradores, representa mais tranquilidade no dia a dia. Para os visitantes, reforça a imagem da Barra dos Coqueiros como uma cidade acolhedora, organizada e segura”, ressaltou o prefeito

