Como a Realce vem antecipando desde o início de 2025, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), confirmou que o deputado estadual Marcos Oliveira não buscará a reeleição na Alese. Ou seja, o parlamentar é definitivamente carta fora do baralho do bloco para as eleições de 2026.
Em entrevista recente a uma rádio local, Valmir foi direto ao comentar, sem citar nomes, sua visão sobre o fazer político. “As pessoas não podem brincar de fazer política. Eu não brinco de fazer política”, afirmou. Ao ser questionado se Marcos estaria “brincando de fazer política”, o prefeito endureceu ainda mais o tom: “Política é estar ao lado do povo, que está diariamente conversando com o povo, para dar sim ou para dar não. Eu nunca dei sim para todo mundo. Se não estiver ouvindo o povo, não vai”.
As informações já trazidas pela revista apontam que a insatisfação de Valmir com ações internas e com a atuação política de Marcos seria o principal fator da falta de apoio à reeleição para estadual.
Além disso, a Realce também já havia alertado que o parlamentar corria o risco de não contar novamente com esse respaldo, diante da pulverização de nomes que passaram a disputar o apoio do prefeito.
Entre os nomes que se articulam em Itabaiana estão Zominho (PL), Ninho de Vardo da Lotérica, Carlos Eloy e Adailton Sousa (Podemos), este último ainda com a possibilidade de recuar da disputa pelo Senado.

