A Câmara dos Deputados aprovou ontem, 2, a medida provisória que cria o programa Gás do Povo, iniciativa do governo federal voltada a garantir recarga gratuita do botijão para famílias beneficiárias. O texto passou com ampla maioria: 415 votos a favor, 29 contra e duas abstenções.
Com a aprovação na Câmara, a MP agora segue para análise do Senado Federal e precisa ser votada até o dia 11 para não perder a validade. A expectativa é de que a proposta seja pautada nos próximos dias.
Na votação nominal, os parlamentares sergipanos que votaram à favor foram: Ícaro de Valmir, Thiago de Joaldo, Delegada Katarina (PSD), João Daniel (PT), Gustinho Ribeiro, Rodrigo Valadares (UB), e Yandra Moura (UB).
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias serão beneficiadas. O programa pretende combater a pobreza energética, definida como a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços de energia essenciais e modernos, como iluminação, aquecimento, refrigeração e energia para cozinhar. Atualmente, o programa está instalado em todas as capitais.
O Auxílio Gás, benefício atual que permite a compra de um botijão de 13 kg a cada dois meses por cerca de 4,4 milhões de famílias de baixa renda, será substituído. Em seu lugar, o Gás do Povo consolida a gratuidade do botijão em mais de 10 mil revendedoras credenciadas espalhadas pelo país.

