Carnaval, em ano eleitoral, raramente é só festa. Para além dos trios, blocos e agendas oficiais, a folia funciona como um verdadeiro termômetro da classe política para as eleições, capaz de revelar movimentos, aproximações e, sobretudo, ausências que dizem muito sobre o caminho até 2026. Nos bastidores, cada gesto é observado, ajudando a antecipar quem chega fortalecido, quem testa terreno e quem já começa a sentir o desgaste antes mesmo do início oficial da corrida eleitoral.
Governador Fábio
O governador Fábio Mitidieri (PSD) é hoje o grande favorito na corrida pela reeleição no Governo, e esse favoritismo é nítido não apenas nas pesquisas, mas também nas ruas. Durante o Verão Sergipe, uma das principais ações de sua gestão e vitrine da política de desenvolvimento econômico e turístico do estado, ele teve ótima receptividade popular, circulou entre aliados, conversou com a população, comerciantes e ambulantes, e fez questão de marcar presença nos eventos.
Emília
Já a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (Republicanos), manteve uma postura mais discreta durante o período carnavalesco. Em suas redes sociais, houve registro apenas de participação no bloco Saudoso Tuca, que percorreu as ruas do Siqueira Campos, na capital, no dia 8 deste mês. Após essa aparição, conforme mostram as próprias publicações, a gestora não voltou a prestigiar outros blocos, seja na capital ou no interior do estado. Desde então, limitou-se a divulgar conteúdos institucionais sobre o Carnaval.
Rogério Carvalho
O senador Rogério Carvalho (PT) foi uma das lideranças que mais percorreu os municípios do interior de Sergipe durante o Carnaval, protagonizando uma verdadeira maratona pelo estado. A agenda intensa evidenciou o amplo arco de alianças construído ao longo do mandato, com a presença de diversos prefeitos aliados e lideranças locais, além de uma receptividade popular espontânea e calorosa por onde passou. Nas imagens divulgadas, aparecem encontros com gestores como Machadinho, Dr. Saulo Galeguinho, César Resende, Cristiano Viana, além de lideranças de Estância, Barra dos Coqueiros, Santo Amaro, Gararu e Itabaianinha. E isso reforçou a leitura de bastidores de que mantém forte capilaridade no interior e alto grau de popularidade, traduzidos na presença constante de aliados e na acolhida do público ao longo da folia.
Márcio Macedo e JD
Dois nomes do PT que devem protagonizar uma intensa disputa para quebrar o histórico recente do partido de eleger apenas um nome para a Câmara Federal, Márcio Macedo e João Daniel também curtiram a folia, inclusive fora de Sergipe. Ambos prestigiaram desfiles de escolas de samba e participaram do Carnaval majoritariamente ao lado da militância. MM acompanhou a Acadêmicos de Niterói, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, que fez uma homenagem à trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas acabou sendo rebaixada após avaliação dos jurados. Já JD marcou presença na Acadêmicos do Tatuapé, em São Paulo, que levou para a avenida um enredo em homenagem ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
André e Alessandro
André Moura (UB) e Alessandro Vieira (MDB) agitaram os bastidores da política sergipana no pré-carnaval com mais um embate entre os dois, aquecendo um período que, tradicionalmente, tende a ser mais morno no cenário político do estado. Durante a folia, no entanto, a poeira baixou. AM comunicou em suas redes sociais que se resguardaria no período carnavalesco. Já o senador, por sua vez, não fez registros em festas, blocos ou eventos de Carnaval, adotando uma postura mais discreta nas redes sociais ao longo dos dias de folia.
Thiago de Joaldo
Dentre os nomes da oposição, apenas Thiago de Joaldo é quem parece curtir mais a folia. O deputado fez registros em suas redes sociais curtindo o Carnaval em Itabaianinha, seu berço eleitoral.
Fábio Reis
Não é à toa que projeções colocam o deputado federal Fábio Reis (PSD) novamente entre os possíveis mais votados na disputa pela Câmara Federal. Durante a folia, o parlamentar exibiu grande receptividade popular ao priorizar estar no meio do povo, circulando por blocos, como mostrou em suas redes sociais.
Gustinho
Já seu principal adversário político em Lagarto, Gustinho Ribeiro, não compartilhou nenhum registro curtindo o carnaval no município, apenas em Estância, onde prestigiou a folia ao lado do prefeito André Graça.
Demais deputados
Dentre os demais deputados, Katarina Feitoza (PSD) foi uma das que mais se movimentaram. A parlamentar prestigiou o Rasgadinho e o bloco As Mariposas em Aracaju, e também o Carnaval em Neópolis, Pirambu e Cristinápolis. Rodrigo Valadares (UB) e Icaro de Valmir não compartilharam nenhum registro.
Valmir e Anderson de Zé das Canas
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), também não fez nenhum registro em folia. Já seu principal adversário hoje na região Agreste, Anderson de Zé das Canas (PSB), com quem deve protagonizar uma das maiores disputas regionais de 2026, não perdeu a oportunidade para medir sua popularidade. O pré-candidato a deputado federal prestigiou o bloquinho da Power Gym em Carira; a 2ª edição do bloquinho dos Menezes e Amigos, em Graccho Cardoso; entre outros.


