A janela partidária está se aproximando e a dança das cadeiras já tem movimentado os bastidores. No PT, por exemplo, a sigla tem se articulado pesado para formar uma chapa proporcional competitiva, especialmente para a Alese, onde deve contar, dentre seus principais quadros, com o ex-prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo (PP).
Com sua provável ida para a sigla, o ex-prefeito pode virar um dos favoritos na disputa por uma das cadeiras na Casa. Cortejado por diferentes legendas, ele tem no PT hoje o destino mais provável e deve apostar no histórico administrativo e social de sua gestão como principal cabo eleitoral.
Entre os trunfos mais citados por aliados estão os números do setor habitacional, uma das marcas mais lembradas de seu período à frente do Executivo municipal, onde entregou quase 4 mil casas. A avaliação no grupo é de que esse legado pode pesar na construção de uma pré-candidatura competitiva para a Assembleia Legislativa.
Por outro lado, como já destacado pela Realce, a possível entrada de Inaldo na disputa também tende a elevar a disputa com o prefeito Samuel Carvalho (Cidadania). O ex-gestor, que governou o município por dois mandatos, deve concorrer a deputado, transformando a eleição de 2026 em um teste de forças direto com o atual chefe do Executivo, movimento que, nos bastidores, é visto como um caminho para pavimentar uma eventual tentativa de retorno à Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro em 2028.


