Recentemente, o atual vice-prefeito de Itabaianinha, Eraldo do Frigorífico, deu uma entrevista onde, praticamente, rompeu com o prefeito Danilo de Joaldo (PSDB). Em sua fala, rejeitou a oposição e se colocou como uma terceira via que, segundo ele, foi “escolhida pelo povo”.
Uma fonte nos bastidores revelou que, antes da fatídica entrevista, Eraldo teria procurado a ex-deputada e suplente de senador, Janier Mota (PSD), propondo ser vice dela novamente, com uma condição apenas: romper com o prefeito. Ele também teria colocado a condição de não buscar o apoio do ex-deputado Mundinho da Comase, pois, sob seu ponto de vista, “traria muita rejeição para a chapa”.
Assim, Eraldo sugeriu a proposta de criação de uma terceira via, sem Danilo e sem os atuais oposicionistas do município, tendo Janier prefeita e ele próprio seu vice. Mas, a suplente teria rechaçado a proposta e dito estar “pronta pra ser candidata ou cabo eleitoral, mas só no agrupamento de Danilo”.
A fonte revelou ainda, que Janier teria aconselhado o vice-prefeito a também se colocar para o prefeito Danilo como pré-candidato a vice do nome escolhido pra ser o seu sucessor, pelo seu agrupamento, tendo Eraldo deixado no ar que poderia fazê-lo ou não.
Diante dessas movimentações separatistas do vice-prefeito Eraldo, Danilo tem parecido apenas observar, tendo quem diga que “ele apenas dará a sua resposta a isso na hora certa”. Ou seja, caso o ex-prefeito Robson da Laranja não saia candidato a prefeito pela situação, Danilo, junto com Janier Mota, o próprio Robson da Laranja, o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) e demais integrantes do agrupamento, devem apresentar uma chapa totalmente inédita pra colocar à disposição da população de Itabaianinha.
As informações são de que os critérios de escolha do pré-candidato a prefeito e a vice, serão: gozar de respeito e credibilidade social, ter histórico de bom gestor de sua própria vida financeira (pessoal e profissional) e não possuir rejeição junto à população. Com isso, o prefeito Danilo de Joaldo parece apostar na força do trabalho que vem desempenhando à frente do mandato, na força do trabalho do mandato de seu irmão e deputado federal Thiago de Joaldo, e na força que seu agrupamento vem mostrando nas eleições municipais desde seu pai Joaldo da Laranjeira, junto à maioria da população itabaianinhense.