Na manhã desta terça-feira, 23, o desembargador Diógenes Barreto tomou posse como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), sucedendo a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, que encerrou seu mandato em 1º de fevereiro.
A cerimônia de posse foi realizada no plenário desembargador Fernando Ribeiro Franco, sede do TRE-SE, e foi conduzida pela presidente em exercício, desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida Anjos, contando com a presença de autoridades e aberta ao público.
Natural de Aracaju, Diógenes Barreto é formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) desde 1984 e ingressou no Judiciário sergipano em 1981. Após aprovação em concurso para juiz, tomou posse em setembro de 1991, iniciando uma trajetória.
Ao longo de sua carreira, o novo presidente do TRE-SE atuou como juiz em diversas comarcas, incluindo Porto da Folha, Capela, Boquim e Aracaju. Em 2008, assumiu como juiz titular da 6ª Vara Criminal da Comarca da capital.
No Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), sua trajetória incluiu também a presidência da Turma Recursal no biênio 2011-2013, além de substituições em instâncias superiores e a função de juiz auxiliar da Presidência durante as gestões dos desembargadores Osório de Araújo Ramos Filho e Luiz Mendonça. Diógenes Barreto foi empossado como desembargador do TJSE em 11 de abril de 2016.
No âmbito eleitoral, o desembargador foi designado pelo Pleno do TJSE para ocupar uma das cadeiras reservadas aos desembargadores no TRE-SE em novembro de 2017. Desde então, participou ativamente do processo eleitoral, analisando demandas relacionadas às Eleições Gerais de 2018 e exercendo as funções de vice-presidente e corregedor regional eleitoral no biênio 2018-2020.