Acontecerá na tarde de hoje, 1º, em Aracaju, o lançamento do livro “Professora Ana Lúcia: Uma Vida de Lutas e Saberes Sergipanos – Múltiplos Olhares”. A obra homenageia e ressalta o legado da ex-deputada, que é uma figura marcante não só no campo sindical, mas também no social e cultural de Sergipe.
Há três anos, o professor Evanilson Tavares de França e um grupo de educadores reconheceram a importância de registrar a história da professora, e a partir daí houve um esforço coletivo para conceber a obra.
Os textos que compõem o livro são relatos vívidos de pessoas que compartilharam momentos marcantes ao lado de Ana Lúcia. São histórias de lutas em defesa das comunidades marginalizadas e dos direitos mais básicos, em uma busca incansável por uma sociedade mais justa e igualitária.
A publicação do livro foi possível graças ao apoio da Assembleia Legislativa de Sergipe, do SINTESE, da CUT Sergipe, do Partido dos Trabalhadores e dos mandatos do deputado federal João Daniel (PT) e do senador Rogério Carvalho (PT).
Nascida em 1949, Ana Lúcia Vieira foi professora da rede estadual por mais de 35 anos, fundadora e liderança do SINTESE. Ela foi eleita em 2002 e reeleita em 2006 como a deputada estadual mais votada da história do PT no estado. Entre 2007 e 2009, ocupou a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social. Além disso, contribuiu como Secretária Municipal de Educação de Aracaju entre 2000 e 2002.