Será lançado amanhã, 17, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, o livro “As Exéquias do Monsenhor Olympio de Souza Campos”, de autoria do historiador lagartense Claudefranklin Monteiro e Ana Medina, ambos da Academia Sergipana de Letras.
A obra, segundo os autores, trata-se de um estudo sobre a memória em torno do monsenhor Olympio de Souza Campos (1853-1906), e pretende situar a importância do religioso e líder sergipano a partir dos eventos que envolveram a sua morte, velório e sepultamento.
O livro também busca compreender como seu legado se perpetuou no tempo e no espaço, sobrevivendo ao que os especialistas chamam de “batalha da memória”.
Esta não é a primeira parceria entre Medina e Claudefranklin. Em 2021, eles dividiram a autoria da obra “150 anos de Religiosidade e Fé – Paróquia Senhora Sant’Ana do Boquim-SE (1820-2020)”. E, em 2023, fizeram a primeira biografia: “Pela Luz dos Olhos Teus – Ensaio Biográfico – Hugo Gurgel”.
Nesta nova obra, eles revisitaram o fatídico ano de 1906, abordando o fatos que envolveram dois dos mais importantes personagens da Primeira República em Sergipe, incluindo Fausto Cardoso.