O que já era previsto por analistas políticos independentes para as eleições 2024 em Nossa Senhora do Socorro está se concretizando: o deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) tem esfriado suas movimentações políticas, deixando um espaço ainda mais livre para um fortalecimento do grupo de Padre Inaldo (PP), que está sendo avassalador nos últimos dias.
Com esse cenário de derretimento de sua pré-candidatura, após intensas campanhas de algumas adesões, o grupo do deputado estadual não está tão forte como aparentava ser e tem se enfraquecido de uma forma acelerada.
Após a janela partidária, encerrada no início deste mês, suas adesões cessaram, ficando apenas com cinco partidos em sua base, enquanto o agrupamento do atual prefeito, que tem Carminha Paiva (Republicanos) como pré-candidata, se fortaleceu, consolidando-se, mais uma vez, como o maior do município. Isso ficou evidente, por exemplo, na apresentação de obras com recursos do novo PAC na última semana, com recentes apoios recebidos pelo bloco e nas reuniões do grupo.
Atualmente, a coligação do grupo de Inaldo é composta pelo Republicanos, Progressistas, AGIR, Solidariedade, MOBILIZA, PRTB, PDT, PMB e Avante. O grupo deverá ter mais de 200 pré-candidatos a vereador, contando com novas adesões que a Realce trará com exclusividade nos próximos dias. Já o bloco adversário liderado por Samuel conta apenas com o Cidadania, União Brasil, MDB, PSD e PSB.
Vale lembrar que esse panorama aumenta consideravelmente as chances de Samuel repetir o resultado das últimas eleições de 2016, 2020 e 2022, nas quais foi derrotado pelo grupo de Inaldo, que iniciou os processos eleitorais em desvantagem e posteriormente acabou saindo vitorioso nas disputas.