Como já abordado pela Realce, aqueles que almejam disputar as eleições 2024 têm vantagem quando possuem uma boa aprovação da população, como é o caso do ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL), que deverá ter um caminho fácil para retornar à prefeitura de Itabaiana, apesar dos esforços da oposição.
Tanto suas gestões como a administração do atual prefeito e aliado, Adailton Sousa (PL), cravaram mais de 70% de aprovação dos itabaianenses, o que se reflete na aceitação do grupo com a população, em que maioria anseia pelo seu retorno à prefeitura e a continuidade do grupo no poder.
Isso fica evidente nas mais diversas pesquisas de opinião pública realizadas no município, em que Valmir lidera disparado em todas elas, sempre com índices superiores a 60%. Numa sondagem do IFP, por exemplo, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de registro SE-07853/2024, e realizada entre os dias 19 e 21 de março, o ex-prefeito tem 60,87% da preferência do eleitorado, contra 20,05 de Edson Passos (PSD).
No município, Edson será o principal adversário de Valmir, tendo Aguinaldo de Verso em sua chapa robusta, numa composição em que a oposição fez um elevado investimento para enfrentar o ex-prefeito.