A disputa pela prefeitura de Canindé do São Francisco nas eleições 2024 caminha para ser polarizada entre dois nomes: Kaká Andrade (PSD) possivelmente representando a situação, e Machadinho (UB) sendo o principal nome da oposição no município.
Conforme já abordado pela Realce, não apenas Weldo Mariano – que ainda pondera recuar e buscar a reeleição, segundo informações- mas também o Diretório Municipal do PT em Canindé está alinhado com a família Andrade. Além disso, Heleno Silva (Republicanos) se juntou a Kaká. À revista, o ex-prefeito afirmou que tomou essa decisão motivado pelo perfil do gestor e a capacidade técnica que ele possui.
Por outro lado, Machadinho está angariando apoios políticos significativos de famílias tradicionais na cidade, como o grupo do ex-prefeito Delmiro de Miranda Brito, a família Feitosa, Ronildo Bezerra, Luciano Ferreira, além do ex-prefeito Ednaldo da Farmácia, do líder político Marinho e do atual vice-prefeito Joselildo Almeida, conhecido como “Pank”, que deverá integrar sua chapa majoritária como vice.
Nos bastidores, no entanto, circulam especulações de que poderá haver uma mudança em sua composição, sem o nome de Pank. A Realce buscou o pré-candidato para esclarecimentos, mas, até a publicação desta matéria, não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Vale ressaltar que Kaká conta com o respaldo do governador Fábio Mitidieri (PSD), porém, Machadinho conta com o apoio do ex-deputado federal André Moura (UB), sendo Canindé mais um município em que ambos entrarão em atrito para as eleições.