A população e lideranças políticas sergipanas se solidarizaram com as cidades atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. No estado gaúcho, o número de mortos em decorrência das enchentes subiu para 75, ao menos 103 pessoas estão desaparecidas e 155 foram feridas, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil.
Nove bombeiros militares de Sergipe foram mobilizados para auxiliar no resgate e na assistência às vítimas. Os profissionais possuem experiência em lidar com situações de catástrofe, tendo já atuado em cenários semelhantes, como no caso de Brumadinho, em Minas Gerais.
Dentre os nove bombeiros, cinco são especialistas em operações de resgate em áreas inundadas. Além disso, um cão farejador e o bombeiro que o acompanha foram deslocados para contribuir com as operações.
Também foram enviadas viaturas, botes de salvamento, drones e outros equipamentos essenciais. Além disso, o Corpo de Bombeiros de Sergipe mantém um contingente em prontidão no estado, caso o Grupo de Gerenciamento de Crise necessite de apoio adicional para futuras ocorrências no Rio Grande do Sul.
O senador por Sergipe, Alessandro Vieira (MDB), protocolou ontem, 6, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para criar um regime fiscal extraordinário e agilizar a transferência de recursos federais para o Rio Grande do Sul.
De acordo com a proposta do parlamentar, esse tipo de situação precisa ser reconhecida pelo Congresso Nacional, após solicitação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os senadores Rogério Carvalho (PT) e Laércio Oliveira (PP) também expressaram solidariedade às vítimas dos recentes temporais devastadores no Rio Grande do Sul. O petista destacou o papel crucial do presidente Lula e do governo federal nas operações de resgate e assistência, enquanto o pepista ressaltou a união do Senado e da Câmara em prol dos gaúchos e da reconstrução do estado.
Ambos destacaram a importância de apoiar as famílias afetadas e contribuir para fazer a diferença neste momento de crise, da mesma forma que tem sido visto em campanhas nas redes sociais, onde outras lideranças e cidadãos demonstram solidariedade e mobilizam esforços para ajudar.