Após a Realce ter divulgado no início desta semana as denúncias de favorecimento e aplicação desigual dos critérios de avaliação do Processo Seletivo Simplificado (PSS) 001/2023 para contratação de profissionais da saúde em Aracaju, mais candidatos expuseram as irregularidades do processo.
Diversos deles relataram que, mesmo após a interposição de recursos, suas notas foram reduzidas, contrariando as diretrizes estabelecidas no edital. “Eu fui uma das prejudicadas após a avaliação dos recursos. Minha nota, que já estava errada, caiu para a metade, em vez de ser corrigida para o valor fidedigno ao edital”, afirmou uma das candidatas.
Outra candidata mencionou ter tomado medidas legais para resolver a questão. “Eu entrei com ação no ano passado e até hoje está rolando. Fiz uma pontuação e, na lista, minha pontuação sai muito inferior à que eu fiz e aos títulos que tenho. Entrei com recurso, mandei e-mail, fui até a Secretaria de Saúde e nada de resolver. Recebi o deferimento do recurso com minha verdadeira nota, mas na lista final minha pontuação continuou errada.”
A situação tem gerado frustração entre os candidatos, muitos dos quais entraram com ações judicias. “Até hoje meu processo está rolando e nenhum juiz diz que é apto para julgar”, pontuou.
Candidatos também destacaram que seguiram rigorosamente as exigências do edital, mas ainda assim foram prejudicados. “De fato foi verdade, eu fui prejudicada mesmo, enviando tudo de acordo com o edital”, disse uma.
De acordo com o advogado Dr. Villeneuve, responsável pela defesa de vários candidatos que denunciaram o processo seletivo, eles não têm outra alternativa senão ingressar na justiça para garantir sua convocação, mesmo que sob judice, diante das possíveis ilegalidades.