Temendo um suspeito poder financeiro de André Moura (UB), além de suas bases eleitorais no interior do estado, que poderia lhe representar uma grande ameaça para seu projeto de reeleição em 2026, o governador Fábio Mitidieri (PSD) deixou espaço para que Yandra Moura (UB) fosse pré-candidata a prefeita de Aracaju pelo grupo governista, lançada oficialmente nesta sexta-feira, 17, tendo Belivaldo Chagas (Podemos) como vice. No entanto, essa brecha tem custado caro, alimentando ainda mais uma divisão interna do bloco que pode comprometer de vez sua chegada ao segundo turno das eleições 2024 na capital.
Inegavelmente Yandra apresenta habilidade de comunicação, mas enfrenta uma considerável rejeição em Aracaju. Isso ocorre devido à forte associação de seu nome ao de seu pai, que trouxe a filha para disputar as eleições de 2022 devido a sua impossibilidade jurídica.
Foi por essa razão que a habilidosa equipe de marketing da deputada adotou uma estratégia que tenta apresentá-la como um nome independente para o eleitor. No entanto, a campanha de 2022, com o slogan “Yandra de André”, ainda ressoa na memória dos aracajuanos, resultando em uma rejeição persistente por parte deles.
Para se ter ideia, no último pleito, Yandra terminou como a sétima colocada, com 13.629 votos em Aracaju, ficando atrás da candidata do PT, Eliane Aquino, do deputado de direita Rodrigo Valadares (UB), e dos demais candidatos governistas, incluindo Luiz Roberto (PDT), Katarina (PSD), Nitinho (PSD), e do petista João Daniel. Foi um verdadeiro “déjà vu” de quando André ficou em sexto lugar na corrida ao Senado em 2018 na capital, recebendo apenas 30.204 votos.
Além disso, a fragilidade é agravada pela disputa dentro do próprio grupo, uma vez que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não abre mão de seu pré-candidato Luiz Roberto (PDT). Há também a presença de mais nomes, como Fabiano Oliveira (PP), Danielle Garcia (MDB) e Katarina Feitoza (PSD), o que contribui para a pulverização e divisão dos votos e, consequentemente, poderá impedir a chegada dos governistas ao segundo turno.