A ganância pelo poder faz algumas pessoas destruírem homens íntegros sem pudor. E em Lagarto presenciamos, nos últimos anos, um desses casos, que marcou negativamente a história da cidade. Valmir Monteiro (Podemos) foi cruelmente perseguido pelos aliados que ele próprio criou, destituído arbitrariamente do poder concedido pelo povo, jogado atrás das grades e hoje luta contra o câncer, no caso mais cruel da história da política sergipana.
Após ter sido eleito em 2016 como o prefeito mais votado da história de Lagarto, pela segunda vez, com mais de 32 mil votos, Valmir logo se tornou alvo de seus próprios aliados políticos. Ele vem vencendo a batalha jurídica, mas continua uma dura guerra pela vida. Apesar do grupo comandado por Gustinho Ribeiro (Republicanos) investir em ações que visam desconstruir a imagem do ex-prefeito, a população não se convence e mostra claramente estar em estado de revolta e com desejo de vingar Monteiro, se posicionando contra o projeto de poder dos Ribeiros.
Na última semana, por exemplo, como já abordado pela Realce, aliados de Gustinho intensificaram ataques contra o ex-prefeito nas redes sociais. As ‘milícias digitais’, supostamente ligadas ao deputado federal, fizeram nova investida para fragilizar a imagem de Valmir disseminando informações para confundir o eleitor com relação a sua elegibilidade e sua idoneidade. O resultado foi o fortalecimento da revolta popular e ataques maciços apenas de quem “recebe” da gestão municipal.
Os ataques são, obviamente, porque o grupo acredita que, se Valmir não puder participar das eleições em outubro devido a algum impedimento jurídico, os eleitores do ex-prefeito migrarão para eles. No entanto, levantamentos indicam um rumo completamente diferente.
Acordou nos corações do lagartenses uma imensa revolta em relação à crueldade promovida contra Valmir. Portanto, mesmo que ele não seja candidato, o grupo mais prejudicado será o de Gustinho. A indignação dos simpatizantes do ex-prefeito, devido às perseguições sofridas, provavelmente os levará a apoiar um nome que consiga derrotar os Ribeiros, além de transferir boa parte dos votos para o candidato que Monteiro apoiar. No atual momento, o nome que mais vem recebendo adesões gratuitas, numa verdadeira debandada, é Sérgio Reis (PSD).
Com esse cenário digno de cinema, onde o povo se rebela contra o poder, os Ribeiros correm contra o tempo para tentar quebrar esse forte muro entre ele e a população que simpatiza com Valmir, que deverá definir as eleições 2024 no município.