O município de Lagarto está prestes a se tornar a capital nacional da vaquejada com o Projeto de Lei 3324/2019 tramitando no Congresso. O autor da proposta é o deputado federal Fábio Reis (PSD), e o relator é o senador Rogério Carvalho (PT), natural da cidade.
O parlamentar petista foi designado na última semana pela Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal para assumir temporariamente a relatoria do projeto.
“O município de Lagarto é conhecido por realizar uma das maiores e mais tradicionais festividades de vaquejada no estado de Sergipe, atraindo participantes e espectadores de diversas regiões do Brasil, por isso, sinto-me honrado em ter sido escolhido para relatar esse projeto tão importante para o nosso estado e, especialmente, para minha terra natal“, enfatizou.
O petista ainda acrescentou: “A vaquejada é uma manifestação cultural profundamente enraizada na história e na identidade do nosso povo. Conferir o título de Capital Nacional da Vaquejada ao município de Lagarto é um reconhecimento merecido pela importância e pela tradição deste evento na nossa região”.
Além de ser palco de um dos mais tradicionais eventos de vaquejada do Brasil, realizado no Parque de Vaquejada Zezé Rocha, Lagarto também abriga o Parque das Palmeiras, reconhecido como o melhor local para a prática do esporte e o primeiro coberto do país e do mundo.
Segundo o autor do projeto, o município possui uma infraestrutura robusta para a prática da vaquejada, incluindo dezenas de pistas de treino para vaqueiros e a realização de pequenos eventos. Lagarto também é sede do Haras Fábio José, o maior banco de genética de vaquejada do Brasil.