Sem unidade e um nome robusto que agrade a todos, os governistas enfrentam um cenário cada vez mais desfavorável para as próximas eleições. As fortes pré-candidaturas de oposição aumentam esse desafio, e o grupo corre o sério risco de repetir o que ocorreu em 2022, quando não teria chegado sequer ao segundo turno se não fossem os abusos de poder político e econômico.
Para este ano, o grupo já conta com cinco pré-candidaturas, e muitas delas parte de um jogo perigoso orquestrado por Edvaldo Nogueira (PDT) e Fábio Mitidieri (PSD) para sufocar a deputada federal Yandra Moura (UB) e aumentar o apoio a Luiz Roberto (PDT).
Fogo amigo
Diante de um grande conflito de interesses, o grupo enfrenta um visível e constrangedor “fogo amigo”. No caso mais recente, Edvaldo Nogueira foi alvo de críticas de Belivaldo Chagas (Podemos), que é pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Yandra Moura. A parlamentar, por sua vez, continua sendo a principal na mira dos ataques dentro do grupo.
Malabarismo
Na base governista, também não faltam malabarismos para manipular a opinião pública do eleitorado aracajuano. O grupo tem pulverizado pré-candidaturas para captar diferentes perfis de eleitores, visando posteriormente uni-los em apoio a Luiz, com Fabiano Oliveira (PP), Danielle Garcia (MDB) e Katarina Feitoza (PSD). E, como se não bastasse, chegam a divulgar o pré-candidato de Edvaldo como o “novo”, embora ele represente a continuidade das gestões de Nogueira.
Delegados contra André
Preocupados com as possíveis consequências de uma vitória de André Moura (UB) nas eleições de 2024, através de sua filha, delegados têm se manifestado veementemente contra o ex-deputado, cuja imagem está fortemente ligada a casos de corrupção. O pré-candidato a vereador Paulo Márcio (PSDB), por exemplo, classificou a pré-candidatura de Yandra como “oportunista, precoce e artificial”, acrescentando ainda que ela é “uma mal-acabada versão política da Barbilândia”.
Sem papas na língua
As declarações de Paulo Márcio foram feitas em uma entrevista exclusiva para a Realce. Na oportunidade, sem papas na língua, ele não poupou críticas ao senador Alessandro Vieira (MDB), afirmando que sua passagem pelo PSDB foi “catastrófica,” deixando dívidas, “terra arrasada e completa desolação.”
Crise dos Ribeiros
Quem também vive um momento difícil na política é o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos). Ele tem testemunhado uma debandada em massa, com uma grande crise assolando seu bloco, e que pode naufragar de vez seu projeto de fazer Rafaela Ribeiro (Republicanos) sucessora de Hilda (Solidariedade).
Exoneração
Ganhou grande repercussão no estado o furo da Realce sobre a confusão após a exoneração de Marlysson Magalhães da Secretaria da Saúde, supostamente devido à vaidade de Gustinho Ribeiro ao vê-lo crescer no município. A situação causou grande comoção no grupo, aumentando o risco de uma debandada ainda maior, já que o ex-secretário detinha de uma grande popularidade e foi escanteado de surpresa.
Rompimento?
Desde que a informação foi divulgada, as especulações sobre um possível rompimento entre Gustinho e Marlysson se intensificaram nos bastidores. Esse rumor ganhou força especialmente após Magalhães comparecer ao 33º Casamento Caipira do Brejo, no município de Lagarto, sem a companhia de Ribeiro, como era de costume.
Quatro cadeiras
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, projeta fazer quatro vereadores em Aracaju nas eleições 2024. A expectativa da sigla é repetir o número de votos de legenda da última eleição para prefeito; se for menor, três nomes deverão ser eleitos.
Aliança em Umbaúba
Neste final de semana, Valdevan Noventa (PRTB) promoveu um grande evento em Umbaúba para declarar apoio à pré-candidatura de Juliana Cardoso (Republicanos) à prefeitura do município. A Realce havia antecipado a informação em maio e, mais uma vez, deixa evidente sua credibilidade com sua cobertura precisa dos fatos.
Suplente assume
O ex-deputado federal e primeiro suplente do PL, que obteve 29.651 votos em 2022, Bosco Costa, deverá assumir por quatro meses o mandato de Ícaro (PL) na Câmara dos Deputados. A informação foi confirmada pelo ex-prefeito de Itabaiana e pai do parlamentar, Valmir de Francisquinho (PL).
Itabaiana
E falando em Valmir, o ex-prefeito está se preparando para voltar ao comando do município, mas o caminho até lá não será fácil. Ele enfrentará uma forte oposição, representada por Edson Passos (PSD) e Aguinaldo de Verso, que têm intensificado suas movimentações e articulações na cidade serrana, com críticas às gestões do grupo situacionista, como por exemplo em relação a situação das estradas.
Defesa agrária
Com atuação pautada na defesa da agricultura familiar e dos direitos dos trabalhadores rurais, o deputado federal por Sergipe, João Daniel (PT), tem sido uma voz firme da causa na Câmara dos Deputados. Na última semana, ele intensificou seus diálogos no Congresso, solicitando melhorias para os servidores do Incra, lembrando a necessidade de liberar créditos para habitação e implantação, e defendendo a desapropriação de áreas para o assentamento de famílias acampadas, com o objetivo de retomar definitivamente o programa de Reforma Agrária.