O município de Lagarto está prestes a se tornar a capital nacional da vaquejada com o Projeto de Lei 3324/2019 tramitando no Congresso. O autor da proposta é o deputado federal Fábio Reis (PSD), e o relator é o senador Rogério Carvalho (PT), ambos naturais da cidade.
O relatório do parlamentar petista foi aprovado hoje, 25, pela Comissão de Educação e Cultura do Senado. Com a aprovação, o projeto segue direto para a sanção do presidente Lula (PT). “Estamos a um passo de celebrar essa grande conquista para os vaqueiros de Lagarto, Sergipe e de todo o Nordeste!”, enfatizou Rogério.
“Este título não só honra nossa cultura, mas também impulsiona a geração de emprego e renda para o nosso povo. Lagarto é, sem dúvida, a maior referência nacional da vaquejada!”, acrescentou.
Além de ser palco de um dos mais tradicionais eventos de vaquejada do Brasil, realizado no Parque de Vaquejada Zezé Rocha, Lagarto também abriga o Parque das Palmeiras, reconhecido como o melhor local para a prática do esporte e o primeiro coberto do país e do mundo.
Segundo o autor do projeto, o município possui uma infraestrutura robusta para a prática da vaquejada, incluindo dezenas de pistas de treino para vaqueiros e a realização de pequenos eventos. Lagarto também é sede do Haras Fábio José, o maior banco de genética de vaquejada do Brasil.