Antes cotado para ser um forte pré-candidato à prefeitura de Estância nas eleições de 2024, o delegado André David (Republicanos) estaria agora articulando para lançar sua esposa, Rebeka Maia (PL), na corrida eleitoral do município. Segundo informações exclusivas obtidas pela Realce, essa movimentação indica que ele deverá também consolidar um rompimento com André Moura (UB), como já vinha se encaminhando.
Nos bastidores, as especulações em torno desse cenário se intensificaram ainda mais após Rebeka, anteriormente filiada ao Podemos, ter se filiado ao PL dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, especialmente considerando que seu título de eleitor é de Estância.
O próprio André David, conforme apurado pela revista, teria confirmado nos bastidores a uma grande liderança que estaria planejando lançar a esposa no município, onde detém de uma grande popularidade. Na cidade, ele é visto como um “herói” devido ao seu trabalho na segurança pública e, nas eleições de 2022, recebeu mais de 8 mil votos, tornando-se o candidato mais votado pelos estancianos para a Câmara Federal.
Quanto ao possível rompimento com André Moura, as informações indicam que a relação entre os dois já vinha enfrentando atritos há algum tempo, especialmente após o ex-deputado realinhar sua aliança com o grupo situacionista no município, apesar das articulações anteriores para que o delegado encabeçasse uma chapa. A falta de compromisso de AM com outras questões também contribuiu para esse desgaste.
Além disso, André David intensificou o atrito, assim como outros delegados que desejam desvincular sua imagem dos Moura, ao declarar apoio à pré-candidatura de Emília Corrêa (PL) em Aracaju, em vez de apoiar Yandra, filha de Moura. Ele adotou a mesma postura em Nossa Senhora do Socorro, onde manifestou apoio à pré-candidatura de Carminha Paiva (Republicanos), que concorrerá contra o pré-candidato apoiado pelo União Brasil, partido de AM, Samuel Carvalho (Cidadania).