A Realce inicia hoje uma série de artigos sobre os pré-candidatos a prefeito em Sergipe, começando por Nossa Senhora do Socorro, com Carminha Paiva (Republicanos). Tendo mais de três décadas de atuação na cidade, a deputada estadual conquistou grande popularidade no município. Esse reconhecimento, aliado ao seu trabalho em prol da população, não só a fez ser a candidata mais votada em 2022, como também fortalece sua pré-candidatura à prefeitura em 2024, caminhando em direção à histórica possibilidade de se tornar a primeira prefeita mulher do segundo maior colégio eleitoral sergipano.
Filha de Maria Helena Paiva da Silva e Antônio Manoel da Silva, Carminha nasceu em 28 de janeiro de 1968, em Recife (PE), mas passou sua infância e adolescência em Paulo Afonso (BA). Ela é formada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes e possui pós-graduação em Políticas e Gestão de Serviço Social.
Durante seu mandato como Secretária Municipal de Assistência Social em Socorro, de janeiro de 2017 a março de 2022, a parlamentar desempenhou um papel crucial na implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e, especialmente, na luta contra a violência doméstica.
Na pasta, Carminha também se destacou no combate à insegurança alimentar e nutricional e no apoio à população em situação de rua, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos mais vulneráveis.
Como deputada estadual, ela tem mantido seu foco nas pautas que sempre defendeu, incluindo os direitos das pessoas autistas e das mulheres em situação de violência doméstica.
Com toda essa trajetória e serviços prestados à população, não é surpresa que a parlamentar goze de tamanha popularidade. Em 2022, Carminha Paiva foi a candidata mais votada no município para a Assembleia Legislativa, conquistando 34.790 votos, dos quais 15.466 vieram de Socorro, superando amplamente seus concorrentes.
Para as eleições de 2024, com o apoio do maior grupo da cidade, contando com 12 partidos em sua base e mais de 220 pré-candidatos a vereador, ela está bem posicionada e tem a alta chance de se tornar a primeira prefeita mulher de Nossa Senhora do Socorro.