Dando continuidade à sua série de análises sobre os pré-candidatos a prefeito nas eleições de 2024, a Realce avalia hoje, 5, o nome indicado por Marcos Santana em São Cristóvão. Prefeito reeleito na Cidade Mãe de Sergipe, ele aposta todas as suas fichas na pré-candidatura de Júlio Júnior (UB) para sucedê-lo no município na disputa deste ano.
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Júlio atua desde o ano 2000 como gerente de obras em diversas construtoras do estado, integrando a equipe técnica responsável pela construção de vários prédios residenciais. Além disso, trabalhou como gerente de contratos e responsável técnico por obras públicas no interior do estado. Seu cargo mais recente foi o de Secretário de Obras em São Cristóvão, função que ocupou até o início de junho.
Durante seu tempo à frente da pasta, ele foi responsável por importantes obras, como a construção da Rodovia Paraíso das Águas, as requalificações das áreas da Bica dos Pintos e Cristo Redentor, a cobertura do Canal do Eduardo Gomes e a pavimentação de diversas ruas, entre outras iniciativas.
No entanto, apesar de seus feitos e de seu perfil técnico, Júlio nunca disputou uma eleição antes, o que pode ser um dos pontos que a oposição usará contra ele, mesmo com o ex-secretário contando com a experiente ex-vereadora Gedalva Umbaubá (PT) em sua chapa e o prefeito em seu palanque.
E, por falar no prefeito, um dos principais trunfos de Júlio é justamente esse, além do apoio da maioria dos parlamentares do município. Marcos possui um alto índice de aprovação da população, de acordo com levantamentos internos, e, consequentemente, é um forte cabo eleitoral. Inclusive, sondagens indicam que o pré-candidato escolhido por ele tem maior aceitação popular quando é apresentado como apadrinhado de Santana.
Por essa razão, o ex-secretário adota o slogan “Júlio de Marcos Santana” para fortalecer a transferência de apoio e se posicionar mais perto de se tornar o sucessor do prefeito, num cenário em que enfrentará a forte oposição de Diego Prado (PSD).