A partir de hoje, 20, os partidos e federações estão autorizados a realizar as convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. Segundo a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), eles têm até o dia 5 de agosto para escolher os nomes que disputarão o pleito de 2024.
Em Aracaju, cinco partidos já definiram as datas para suas convenções. O PL realizará a sua no dia 22 de julho, o PRD no dia 25, o UB no dia 26, o PP no dia 2 de agosto e o MDB no dia 4 de agosto.
Após a escolha dos candidatos, as legendas têm até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral de cada município. Além disso, os partidos deverão registrar os candidatos aos cargos de vereador respeitando a cota de gênero, que prevê um mínimo de 30% de candidaturas femininas.
A propaganda eleitoral nas ruas e na internet começa no dia 16 de agosto, um dia após o fim do prazo para registro das candidaturas. A partir dessa data, os candidatos poderão fazer carreatas, comícios e panfletagem entre as 8h e as 22h.
O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão no primeiro turno será iniciado no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro. O primeiro turno das eleições será no dia 6 do mesmo mês; e o segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.