Antes numa posição totalmente desacreditada, principalmente devido aos ataques do sistema contra sua candidatura, Candisse Carvalho (PT) deu a volta por cima e se consolidou como o grande nome da esquerda na disputa pela prefeitura de Aracaju. Isso fica evidente em todas as recentes pesquisas de institutos nacionais realizadas na capital para as eleições de 2024, em que a petista aparece na briga pelo segundo turno, como já previam analistas políticos.
A primeira a mostrar esse crescimento da candidata de Lula foi a pesquisa do Instituto Gadu, registrada no TSE sob o número SE-07337/2024. Nela, Candisse aparece em terceiro lugar, posicionando-se como uma forte adversária na corrida pelo segundo turno.
Logo depois, o Instituto Veritá também divulgou sua pesquisa na capital, registrada no TSE sob o número SE-07552/2024, em que a petista aparece em quinto lugar, mas empatada tecnicamente com Danielle Garcia (MDB) e Yandra Moura (UB), que ocupam a quarta e segunda posições, respectivamente.
Já na pesquisa do Instituto Quaest, registrada no TSE com o número SE-09990/2024 e divulgada na última semana, ela também aparece na disputa, em mais um empate técnico das primeiras posições.
Esse crescimento, a menos de 40 dias das eleições, acontece após Carvalho ter colocado sua campanha nas ruas e ter apresentado suas propostas aos aracajuanos. A expectativa, conforme analistas, é que ela continue a crescer nos levantamentos. Se assim for, a petista estará entre as favoritas para avançar na corrida eleitoral.