A empresa Iguá Saneamento venceu, na tarde desta quarta-feira, 4, o leilão em São Paulo que entregou os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Sergipe de bandeja para o setor privado.
O valor ofertado foi de R$ 4.536.939.990,00. Com isso, a Iguá, que acumula 1.770 queixas no Reclame Aqui, irá explorar os serviços da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) por um período de 35 anos.
De acordo com os usuários da plataforma, a empresa não é recomendável, apresentando queixas sobre cobrança indevida, má qualidade do serviço prestado, valores abusivos, demora na execução dos serviços e mau atendimento. Em contraste, a Deso tem um número significativamente inferior de reclamações, com apenas 317 registros.
Fundada em 2017, a Iguá Saneamento atua em 27 municípios de seis estados, incluindo Alagoas, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. No total, a empresa opera 16 concessões, sendo 14 delas por meio de concessões tradicionais e 2 por parcerias público-privadas (PPPs).
É importante ressaltar que sindicatos do setor alertam que, em todas as localidades onde os serviços foram privatizados, os problemas tendem a se agravar.
O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sinteama), por exemplo, já apontou que, em estados que venderam suas companhias de abastecimento, os consumidores enfrentam aumentos exorbitantes nas tarifas, serviços de baixa qualidade e atendimento deficiente, além de uma exclusão crescente dos mais vulneráveis.