Como já abordado pela Realce, Aracaju caminha a passos largos para uma polarização nas eleições de 2024, tendo as figuras de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) como os maiores cabos eleitorais, em mais um duelo para medir forças entre esquerda e direita. Esse cenário se reflete nas pesquisas, que indicam uma corrida acirrada para o segundo turno, com duas candidatas bolsonaristas, Emília Corrêa (PL) e Yandra Moura (UB), e uma representante da esquerda, Candisse Carvalho (PT), na disputa.
No mais recente levantamento, por exemplo, divulgado pelo Instituto Atlas/Intel, as três candidatas aparecem como as favoritas da preferência do eleitorado, ocupando as primeiras colocações.
Emília lidera com 31,2% das intenções de voto. Yandra aparece em segundo lugar com 23,4%, enquanto Candisse ocupa a terceira posição, com 13,9% da preferência.
Os números indicam, portanto, que, a quase um mês da eleição, a candidata de Lula tem crescido e já ultrapassou dois nomes governistas— Danielle Garcia (MDB) e Luiz Roberto (PDT)—, firmando-se na briga com Yandra por uma vaga no segundo turno, enquanto Emília praticamente já assegurou a sua.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número nº SE-01443/2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. Foram consultados 1.200 eleitores através da internet.