A Justiça Eleitoral decidiu hoje, 11, autorizar a divulgação dos resultados da pesquisa do Instituto Gadu, encomendada pela Realce e registrada sob o número SE-03784/2024, que havia sido objeto de contestação pelo candidato a prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD).
O juiz relator Breno Bergson Santos afirma que não há fundamentos legais que sustentem a suspensão da pesquisa, permitindo assim que os dados sejam divulgados.
A decisão anterior questionava a legalidade da pesquisa encomendada pela Realce, argumentando que a sondagem não cumpria certos requisitos legais, como a apresentação do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) referente ao ano anterior, alegando que isso poderia comprometer a transparência e a integridade do levantamento.
Contudo, a Justiça contrargumentou que a exigência do DRE se aplica apenas a pesquisas financiadas com recursos próprios do instituto, o que não era o caso do levantamento em questão, confirmando a integridade da sondagem. O juiz destacou que a Realce havia cumprido as exigências legais, apresentando a nota fiscal de contratação e comprovando que a pesquisa foi realizada com recursos de terceiros.
Com a decisão favorável da Justiça, os resultados da pesquisa agora poderão ser divulgados. Nela, Rafaela (Republicanos) lidera as intenções de voto, com 41,41% da preferência no cenário induzido. Sérgio é o segundo colocado, com 37,03%. Netto Ribeiro (PSOL) tem 1,56% e Professor Benizário (PT) somou 0,94%. Brancos e nulos correspondem a 3,75% dos entrevistados, e indecisos 15,31%.
No cenário espontâneo, Rafaela aparece com 39,69% das intenções de voto. Sérgio ocupa o segundo lugar com 33,28%. Netto figura com 1,56%, enquanto o professor Benizário tem 0,63%. Um total de 22,03% dos eleitores se declarou indeciso, e 2,81% optaram por brancos e nulos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 4 de setembro, com 640 entrevistados. A margem de erro é de 3,86 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.