Em uma eleição marcada pelo forte protagonismo das mulheres, o candidato governista Luiz Roberto (PDT) enfrenta grande desvantagem, com chances extremamente remotas de alcançar o segundo turno. Em busca de reverter esse cenário, ele tem intensificado esforços para atrair o eleitorado feminino, que corresponde à maioria, o que é evidente em suas aparições no rádio e na TV. E, no caso mais recente, o pedetista também aproveitou uma falha grave de Yandra Moura (UB) para tentar fortalecer essa campanha, e reforçar seu fogo amigo contra a deputada.
Durante um ato de campanha na capital, Yandra declarou: “mulheres que estão com ele não merecem respeito. Mas eu mereço, mereço muito”.
A declaração gerou uma rápida reação de figuras femininas aliadas ao candidato Luiz Roberto e ao bloco governista, que vieram a público repudiar a fala, evidenciando ainda mais a divisão no grupo nas eleições de 2024.
Entre elas, se pronunciaram a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Erica Mitidieri, a deputada federal Katarina Feitoza (PSD), e a delegada Danielle Garcia (MDB), também candidata à prefeitura de Aracaju.
Diante da repercussão negativa, que beneficiou Luiz, Yandra reconheceu o erro e se retratou: “Errei e peço desculpas. O respeito por todos é o que sempre vou defender”.