Com a proximidade das eleições de 2024, os partidos e lideranças políticas intensificam suas articulações na busca por vantagem na corrida eleitoral. Entre os que já começam a ganhar destaque estão o União Brasil, o PT, PL e o PSD, que têm mostrado um desempenho expressivo nas pesquisas realizadas em Sergipe, podendo ser as siglas com maior número de eleitos neste ano.
No caso do União Brasil, alguns de seus principais nomes que têm mostrado forte desempenho são os candidatos a prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo—que alcançou uma virada histórica nas últimas sondagens—, Júlio Júnior, em São Cristóvão; Ivan Sobral em Itaporanga D’Ajuda; e Ana Helena de Dr. Mário em Aquidabã.
O PT, por sua vez, que intensificou seus esforços para retomar o protagonismo no no estado, para voltar a ditar as políticas públicas, se destaca com Isadora Sukita, em Capela; Fábio Costa, em Arauá; Cristiano Viana, em Simão Dias; e Candisse Carvalho, em Aracaju, que tem sido um dos nomes que mais cresce na capital e se mantém competitiva na luta por uma vaga no segundo turno; entre outros.
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, demonstra força nos levantamentos, especialmente na capital, com Emília Corrêa; em Itabaiana, com Valmir de Francisquinho; em Campo do Brito, com Zominho; e em Estância, com Rebeka de André David; além de outros nomes.
Já o PSD, partido do governador Fábio Mitidieri, também apresenta candidatos em crescimento e fortes nas preferências do eleitorado. Alguns deles são Elmo da Soma, em Poço Verde; Ianna de Dr. Thiago, em Nossa Senhora das Dores; Jal Construções, em Tomar do Geru; Evandro Silva, em Monte Alegre de Sergipe; e Galego, em Riachão.
Esses nomes reforçam o peso dos partidos nas eleições municipais de 2024, em que, além da disputa pelas prefeituras, também poderão se destacar na busca por vagas no Legislativo. Em Aracaju, por exemplo, com a possibilidade de conquistar de três a quatro cadeiras cada, o PL, PT e PSD estão entre as legendas mais cotadas para elegerem o maior número de vereadores na Câmara da cidade.