O candidato situacionista em Japaratuba, Décio de Lara (UB), tentou barrar a pesquisa que indica Sizi (PT) como favorita da população na disputa pela prefeitura da cidade, mostrando insatisfação com a atual gestão.
No entanto, a Justiça Eleitoral autorizou a divulgação da pesquisa encomendada pela Realce, após confirmar que não existem fundamentos legais que justifiquem a suspensão.
O levantamento realizado pelo Instituto Gadu aponta a candidata do PT liderando a corrida pela prefeitura, caminhando a passos largos para ser a próxima prefeita do município com mais de 18% de vantagem.
De acordo com a pesquisa, no cenário induzido, a candidata da oposição lidera a preferência do eleitorado com 50,94% das intenções de voto. Em segundo lugar está o candidato apoiado pela atual prefeita, Décio de Lara, com 32,63%. Votos brancos e nulos somam 2,11%, enquanto 14,32% dos entrevistados ainda estão indecisos.
No cenário espontâneo, onde os eleitores respondem sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Sizi mantém a liderança com 49,53%. Décio permanece em segundo com 31,45%. A soma de brancos, nulos somam 0,94% e a dos indecisos, que é a mais expressiva nesse cenário, alcança 18,08%.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SE-09111/2024, a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 17 de setembro, com uma amostra de 426 eleitores. A margem de erro é de 4,68% e o nível de confiança é de 95%.