No domingo, 6, os eleitores irão às urnas para o primeiro turno das eleições de 2024, quando serão escolhidos os representantes dos Legislativos e Executivos municipais para os próximos quatro anos. Nas cidades onde houver necessidade de segundo turno, a votação ocorrerá no dia 27 deste mês.
O voto é obrigatório para eleitores de 18 a 70 anos, e facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e pessoas com mais de 70 anos— estes não precisam justificar a ausência, nem sofrerão penalidades por não comparecerem no dia da eleição.
Para votar, é necessário apresentar o título de eleitor ou um documento oficial com foto. São aceitos: Carteira de Identidade (RG) ou identidade social (para pessoas trans e travestis); Passaporte; Certificado de Reservista (para homens que prestaram serviço militar); Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteiras de categorias profissionais reconhecidas por lei. Esses documentos podem estar vencidos, desde que legíveis.
Outra opção é o aplicativo e-Título, mas somente se tiver foto e o cadastro das impressões digitais na Justiça Eleitoral. O download do app pode ser feito até sábado, 5, nas lojas virtuais de iOS ou Android. Após essa data, a emissão será suspensa para evitar sobrecarga no sistema, retornando na segunda, 7.
No domingo, a votação começa pela escolha de vereadores. Digite cinco números, sendo os dois primeiros do partido e os três seguintes da candidata ou candidato. Após apertar a tecla “Confirma”, a urna pedirá o voto para prefeita ou prefeito, que requer dois dígitos. Confirmando, aparecerá a palavra “FIM” na tela. Há também a opção de votar em branco ou anular o voto.
O uso de celulares, máquinas fotográficas ou filmadoras na cabina de votação é proibido por lei, para assegurar o sigilo do voto. Antes de entrar na cabina, o eleitor deve deixar o celular no local indicado pelos mesários.
Para evitar erros ou perda de tempo, os eleitores podem levar anotados os números de seus candidatos. A consulta ao local de votação pode ser feita na página de Autoatendimento Eleitoral (clicando na opção 8 e digitando o número do título de eleitor, CPF ou nome completo), ou no aplicativo e-Título, na aba “Onde votar”, localizada na parte inferior da tela.
Com informações do TSE.