Na noite do último domingo, 6, um clima de festa tomou conta das ruas de Lagarto após o povo finalmente ter feito justiça em memória a Valmir Monteiro, maior líder popular da história da cidade, que faleceu este ano, vítima de câncer no estômago, agravado pelas cruéis perseguições que sofreu ao longo de sua trajetória.
Por maioria, os lagartenses deram a vitória a Sérgio (PSD), derrotando Rafaela (Republicanos), marcando um momento histórico em que a chave da prefeitura retorna ao povo, após os Ribeiros terem a tomado do ex-prefeito.
Valmir foi alvo de um possível esquema inescrupuloso do grupo, que o tirou da prefeitura e o jogou na cadeia. Humilhado, Monteiro se isolou, se abateu e foi diagnosticado com câncer. Depois, enquanto lutava pela vida, ele ainda tentou resgatar, através do povo, o que lhe era de direito, sendo esse o grande gás que lhe manteve de pé em seus últimos momentos.
Infelizmente, Valmir partiu sem ver seu sonho realizado, mas sua força transcendeu o tempo e permaneceu viva no coração de seus apoiadores. Ele foi inocentado pela Justiça após sua morte, e o povo reforçou essa justiça ao retirar os Ribeiros do poder, em um ato que ecoou por toda a cidade.
Com o apoio dos Monteiros, especialmente os filhos e herdeiros políticos de Valmir, seus aliados e o desejo popular por mudança, Sérgio ganhou uma força ainda maior na disputa pela prefeitura e foi eleito prefeito de Lagarto para os próximos quatro anos, com 33.387 votos.