Em seus 169 anos de história, Aracaju nunca esteve tão perto de eleger uma mulher para a prefeitura como nas eleições de 2024, em que mostra força ao colocar uma candidata feminina e independente como favorita na disputa: Emília Corrêa (PL).
Com um forte respaldo popular, conquistado desde 2012, quando iniciou sua trajetória política, a parlamentar obteve 120.223 votos no primeiro turno, o equivalente a 41,55% do total, e agora caminha a passos largos para derrotar o sistemão, representado pela candidatura de Luiz Roberto (PDT), e para quebrar o domínio masculino no comando da capital.
Antes de entrar na política, Emília, que é defensora pública aposentada, atuou como professora, Corregedora Geral e Secretária Geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Presidente do Tribunal de Ética e Conselheira da OAB/SE, entre outros cargos importantes.
Já sua trajetória política começou em 2012, quando obteve 3.952 votos e ficou como suplente. Em 2016, foi eleita vereadora com 3.652 votos. Em 2018, foi candidata a deputada federal por Sergipe e recebeu 52.921 votos, mas não assumiu devido à legenda. Em 2020, foi reeleita vereadora com 5.025 votos, sendo a segunda mais votada em Aracaju, atuando como uma ferrenha opositora a Edvaldo Nogueira (PDT), sempre de forma combativa à gestão do pedetista.
Em 2022, Emília decidiu alçar voos mais altos. Seu nome foi cogitado em enquetes digitais da Realce como vice de Valmir de Francisquinho (PL) na disputa pelo Governo do Estado. A reação popular foi imediata, com grande apelo em favor de sua participação na chapa. Atendendo a esse clamor, que abraçou seu nome, ela aceitou integrar a composição, que obteve 457.922 votos, sendo a mais votada em Aracaju.
Em 2024, a parlamentar atendeu mais uma vez ao clamor dos aracajuanos, que rejeitam veementemente a velha gestão de Edvaldo, que se estende por 16 anos, e pedem por uma mudança real. Diante desse cenário, ela lançou sua candidatura, destacando-se, desde o início, como a grande favorita que agora enfrentará os governistas no segundo turno. Para isso, já está articulando e buscando apoio daqueles que também desejam a mudança, mas que votaram em outros candidatos, que, juntos, totalizaram 104.727 votos.