Neste Dia dos Professores, a Realce reúne abaixo as principais propostas dos candidatos à Prefeitura de Aracaju, Emília Corrêa (PL) e Luiz Roberto (PDT), para a categoria, que há anos tem reivindicado por uma série de demandas e melhorias na capital sergipana.
Emília apresenta um plano focado na valorização dos profissionais e na expansão do acesso à Educação Infantil. Entre suas propostas, destaca-se o compromisso de zerar a fila de espera nas creches e melhorar suas estruturas. A candidata também pretende oferecer formação continuada aos professores, com ênfase na Educação Inclusiva, capacitando-os para lidar com a neurodiversidade e preparar planos educacionais individualizados; garantir a climatização das salas de aula; a criação de um centro de formação para professores e a ampliação do ensino integral.
Além disso, Corrêa propõe combater a evasão escolar por meio de parcerias intersetoriais e busca ativa nas comunidades, incentivando a participação dos pais na vida escolar. A implementação de novas tecnologias na matrícula e o acesso a recursos digitais são outras prioridades, assim como o fortalecimento das bibliotecas públicas. A candidata reforça a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos professores com reajustes salariais e reconhecimento profissional.
Já Luiz Roberto aposta em iniciativas voltadas à valorização dos professores e na ampliação da rede municipal de ensino. Seu plano prevê a nomeação imediata de 425 professores aprovados em concurso público e a continuidade do programa “Professor ON”, que oferece equipamentos tecnológicos para a atualização dos profissionais. Ele também pretende fortalecer o Centro de Formação Continuada (CEAFE), promovendo capacitações estratégicas para a rede, como alfabetização e inclusão digital. Uma de suas propostas é a criação do “Bolsa EJA”, um incentivo financeiro para atrair jovens e adultos a concluírem o ensino fundamental. Além disso, o candidato de Edvaldo Nogueira (PDT) se compromete a reduzir a distorção idade-série e melhorar os índices educacionais, com foco no aprimoramento do IDEB e do SAESE.
O pedetista também apresenta projetos específicos para a Educação Especial, com a implementação do CREIA, um centro voltado para o atendimento de alunos com deficiência, altas habilidades e superdotação, além da criação de núcleos de apoio com psicólogos e assistentes sociais. No campo estrutural, ele promete climatizar todas as salas de aula e ampliar as unidades de ensino em tempo integral, além de modernizar o mobiliário e introduzir laboratórios de robótica. Entre as suas prioridades está também a continuidade do programa “Escola TECH”, que visa integrar novas tecnologias à educação, oferecendo notebooks aos alunos, reconhecimento facial e painéis interativos nas escolas.
Todas as propostas e demais informações sobre ambos os candidatos podem ser consultadas no portal DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).