Após quatro anos de uma gestão marcada por crescente rejeição, que respingou diretamente nas eleições de 2024 e resultou em uma dura derrota para o grupo dos Ribeiros, a gestão de Hilda Ribeiro (Republicanos) em Lagarto enfrenta ainda mais desgastes nesta reta final.
No caso mais recente, denúncias de demissões em massa no município após o resultado do pleito, em que Rafaela Ribeiro (Republicanos) foi derrotada, levaram o Ministério Público de Sergipe (MP-SE) a interferir e emitir, ontem, 17, uma recomendação à gestão para suspender as exonerações e evitar novas contratações até o término do mandato.
As demissões estariam comprometendo serviços básicos no município. Nos últimos dias, diversas mães manifestaram insatisfação com a falta repentina de especialistas no Centro Especializado em Reabilitação (CER III), que afetou diretamente o atendimento de crianças que necessitam de acompanhamento constante.
“Quanta crueldade e amargura no coração desses seres humanos! Até quando essa política suja continuará? Estou indignada, pois não tiveram o mínimo de consideração pelos profissionais que tanto se dedicaram ao longo dos anos, nem empatia pelas crianças que necessitam de cuidados especiais. Todos sabemos que isso iria acontecer, mas não de forma vingativa e desumana, deixando as crianças sem assistência”, relatou uma delas.
Nas redes sociais, o recém-eleito prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), comentou sobre a situação, repudiando a medida tomada pela atual gestão. “Lamento e repudio veementemente esse tipo de atitude. Porque demitir profissionais importantes para serviços essenciais à população prejudica diretamente a quem tanto precisa. E ficar três meses sem assistência médica e de terapeuta para essas crianças é muito preocupante”, disse reforçando que, como gestor eleito, ainda não tem qualquer poder sobre as decisões da gestão atual, lembrando que sua posse ocorrerá apenas em janeiro de 2025.
Além de solicitar que a prefeitura evite demissões, o MP-SE também orientou que qualquer nomeação de novos servidores seja adiada.