Acontecerá no próximo dia 30 o lançamento do projeto “Transição Responsável e Transparente”, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), voltado para prefeitos eleitos, gestores em fim de mandato e equipes de transição.
Segundo o TCE, o objetivo da iniciativa é esclarecer as competências de cada envolvido no processo, que antecede as novas administrações municipais, e fornecer orientações essenciais para a boa gestão pública.
“Nosso objetivo é garantir que as transições de gestão nos municípios sergipanos ocorram de forma harmoniosa, sem prejuízo à população”, afirmou a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo.
Durante o encontro, os futuros gestores terão a oportunidade de conhecer as ferramentas utilizadas pelo TCE no controle externo e receberão diagnósticos de seus municípios, com dados sobre diversas áreas estratégicas.
Além disso, o TCE enviou, nesta semana, um ofício de alerta aos prefeitos que estão em final de mandato, enfatizando suas obrigações, como a designação de servidores responsáveis por repassar informações e documentos às equipes dos futuros gestores, assegurando o acesso a dados sobre programas, projetos e contas públicas, evitando, assim, possíveis complicações legais e prejuízos aos serviços públicos.