Os deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizaram hoje, 22, uma nova eleição para a Mesa Diretora, cumprindo a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que anulou o pleito realizado em junho do ano passado, por ter ocorrido fora do prazo legal.
Jeferson Andrade (PSD) foi reeleito presidente, obtendo 23 votos. Ele continuará à frente da Mesa, durante o biênio 2025-2027, acompanhado por Garibalde Mendonça (PDT) como vice-presidente; Luciano Bispo (PSD) como 1º secretário; Marcelo Sobral (União) como 2º secretário; Carminha Paiva (Republicanos) como 3ª secretária; e Georgeo Passos (Cidadania) como 4º secretário.
A decisão do STF ocorreu após uma ação proposta pela Procuradoria-Geral da República, que questionava a legalidade do artigo do Regimento Interno da Alese, que permitia que a eleição para o segundo biênio ocorresse a qualquer momento do primeiro biênio da legislatura.
O ministro Moraes argumentou que tal antecipação fere os princípios republicanos e democráticos, uma vez que a eleição do segundo biênio deve ser realizada apenas a partir de outubro do ano anterior, o que ocasionou no novo pleito.