É celebrado nesta quinta-feira, 24, o Dia da Sergipanidade, data voltada para a valorização e reconhecimento da cultura e do povo sergipano.
As celebrações no estado começam com a abertura da exposição coletiva “Sergipe Raízes Culturais”, que reúne obras de 14 artistas sergipanos. Ela será inaugurada às 10h no Corredor Cultural Wellington Santos “Irmão”, em Aracaju, com a banda de pífano Pifarofa como atração musical. A entrada é gratuita.
Na Praça Fausto Cardoso, onde acontece a Semana da Sergipanidade, as atividades serão das 17h às 22h. A programação inclui um aulão de ritmos dançantes, seguido de apresentações do grupo de Carimbó Nova Vida Sesc e da Quadrilha Junina Século XX. Às 19h, dois eventos ocorrerão simultaneamente: o desfile ‘Senac Fazendo Moda’ e a apresentação do Samba de Pareia, uma tradicional manifestação de Laranjeiras. A noite será encerrada com o show de Júlio César de Boquim, às 20h30.
No Teatro Tobias Barreto, às 20h, acontece o concerto “Sergipanidades: Homenagem a Sergipe por meio de seus grandes compositores”, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). O espetáculo trará obras de compositores sergipanos de diferentes épocas, misturando peças locais e de renome nacional, em homenagem aos artistas que ajudaram a difundir a cultura do estado. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Sympla.
O Museu da Gente Sergipana também terá programação especial. A partir das 14h, no auditório Cândido de Faria, ocorrerá uma roda de conversa sobre “O Sergipano e sua Musicalidade”, com o músico Pedro Lua. Às 19h30, o estacionamento do museu será palco do show “Sergipe Cores Mil”, também com Pedro Lua. A entrada é gratuita.
Com informações do Governo de Sergipe