As eleições de 2024 chegaram ao fim com um grande destaque para a direita, que, desde o início das movimentações para o pleito, demonstrou forte organização e colheu os frutos desse trabalho ao eleger a primeira prefeita mulher da história de Aracaju, além de dois fortes representantes para o Legislativo na cidade e outros nomes em todo o estado. E, com esse resultado, intensificou um alerta que já havia sido aceso na esquerda sergipana.
Diante do avanço do conservadorismo, especialmente na capital, Rogério Carvalho (PT), principal liderança esquerdista no estado que obteve quase 600 mil votos em 2022, corre contra o tempo para manter a unidade da esquerda, de olho nas próximas eleições, que podem registrar um crescimento ainda maior da direita, que no estado também absorve o centrão com maior facilidade.
Para 2024, o senador, juntamente com outras figuras igualmente essenciais nesse processo, como o deputado federal e presidente do PT Sergipe, João Daniel, uniu esforços, apesar de alguns militantes enfrentarem conflitos de interesse, para que a esquerda demonstrasse sua força. Assim, terminou as eleições com seis prefeitos eleitos e vices em diversos outros municípios.
Na capital, o PT também reelegeu Camilo Daniel na Câmara de Vereadores e manteve seu capital eleitoral com Candisse Carvalho, que conquistou 28.049 votos, garantindo a quarta posição e superando a votação obtida pelo PT em 2020, mesmo diante de uma forte articulação de seus adversários e até aliados.
Portanto, com o cenário atual, com Emília Corrêa (PL) eleita prefeita de Aracaju e dois fortes nomes eleitos no Legislativo, como Moana Valadares (PL), que fortalece Rodrigo Valadares (UB) para 2026, seja para o Senado ou para a reeleição na Câmara, além de um possível candidato a governador pelo grupo direitista— em que, inicialmente, foi especulado o nome de Valmir de Francisquinho (PL), mas começa a surgir através da população sugestões para que seja Ricardo Marques (Cidadania)—, a esquerda precisará, mais do que nunca, se manter unida para as próximas eleições.