Sergipe conta com uma bancada de oito parlamentares na Câmara dos Deputados. E, até o momento, seis deles assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe o fim da escala de trabalho 6×1.
Os deputados que aderiram foram: João Daniel (PT)— que sempre vota 100% a favor da classe trabalhadora—, Yandra Moura (UB), Katarina Feitoza (PSD), Thiago de Joaldo (PP), Nitinho Vitale (PSD)— este como suplente de Fábio Reis (PSD), que está fora do mandato— e Gustinho Ribeiro (Republicanos).
O número de assinaturas vem subindo após pressão da população nas redes sociais e chegou a 134 deputados no total da Câmara na última segunda-feira, 11.
Para que a PEC seja oficialmente protocolada, é necessário o apoio de um terço dos parlamentares — 171 deputados e 27 senadores. Entre os sergipanos, apenas Ícaro de Valmir (PL) e Rodrigo Valadares (UB) ainda não assinaram.
O principal objetivo da proposta é acabar com a escala de trabalho 6×1, na qual o funcionário trabalha seis dias e descansa apenas um, além de reduzir a jornada semanal de 44 para 36 horas.