O gerente executivo nacional de operações de crédito dos ativos FGTS, Uillians Emílio Rodrigues, participou nesta quarta-feira, 11, de uma palestra exclusiva ao mercado imobiliário sergipano, destacando o impacto do fundo no setor habitacional.
A palestra foi apresentada de forma remota durante o evento promovido pela Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (ADEMI-SE), reunindo associados, autoridades e representantes de instituições financeiras.
Como principal pilar do financiamento habitacional no Brasil, especialmente no programa Minha Casa, Minha Vida, o FGTS desempenha um papel crucial ao viabilizar recursos para a aquisição da casa própria e a construção de moradias populares.
Durante sua fala, Uillians enfatizou a importância da sinergia entre o Fundo, o mercado imobiliário e a construção civil, destacando o trabalho organizado do setor, algo que a ADEMI-SE vem conduzindo com excelência.
“As pessoas que fazem o mercado imobiliário são fundamentais. Os resultados que vimos em 2024 não foram feitos pelo FGTS sozinho, mas por cada um de vocês, pelas pessoas que estão na ponta, dialogando com os clientes e promovendo lançamentos”, afirmou.
Ele também apresentou números promissores para 2025, com o Orçamento Operacional destinado à habitação popular alcançando R$ 123 bilhões, sinalizando perspectivas ainda mais positivas para o setor.
O presidente da ADEMI-SE destacou a importância da união do setor em busca de conhecimento e fortalecimento das políticas habitacionais, essenciais para a redução do déficit habitacional. “Reunir todos aqui e aprofundar nosso entendimento sobre o FGTS nos permite garantir que essas políticas cheguem a quem realmente precisa. O Nordeste, que foi deixado para trás por alguns anos, já está se reerguendo. Hoje, além da Caixa Econômica, temos o Banese atuando em Sergipe, o que reforça ainda mais nosso potencial. Só seremos fortes se estivermos unidos”, afirmou.
O evento contou com a presença de Sérgio Guimarães, futuro secretário da Infraestrutura de Aracaju e presidente da EMURB; Silvia, superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal; Aparecida Zuber, superintendente executiva de Habitação da Caixa Econômica Federal; Wesley Cabral, diretor de crédito do Banese; e Mariana Cabral, superintendente de Habitação do Banese.