A possibilidade de Rodrigo Valadares (UB) se lançar pré-candidato ao Senado em 2026 ganha cada vez mais força, especialmente após o deputado federal sergipano receber o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que declarou abertamente seu desejo de vê-lo ocupando uma cadeira na Casa Alta. Com esse respaldo, as informações apontam que o parlamentar pode deixar sua atual sigla e migrar para o PP de Laércio Oliveira, com quem formaria um bloco para a disputa. No entanto, ainda existe intensas articulações para que ele dispute pelo PL, comandado por Edvan Amorim, que venceu a última eleição para a prefeitura da capital com Emília Corrêa (PL) em sua legenda.
No caso da articulação com o PP, ela inclui uma possível candidatura de Laércio na disputa pelo Palácio dos Despachos no ano que vem. Visando se fortalecer para a reeleição em 2030, quando concluirá seu atual mandato, ele estaria buscando manter seu nome ‘aceso’ ao planejar disputar o governo, mesmo com Fábio Mitidieri (PSD) caminhando para a reeleição. Porém, as informações são de que o senador, em um plano muito mais audacioso, também tenta emplacar o vice na chapa do governador. Sobre essa informação, a Realce trará detalhes nos próximos dias.
Vale lembrar que Rodrigo Valadares pode deixar o União Brasil ainda neste ano, especialmente após desavenças com André Moura, presidente estadual da legenda, que também deve disputar o Senado, com grandes chances de repetir o fiasco de 2018.
Em 2026, Sergipe terá duas vagas em disputa, e alguns nomes já surgem como possíveis pré-candidatos, como Eduardo Amorim (PL), Adailton Sousa (PL), Fábio Reis (PSD), além dos atuais senadores que podem buscar a reeleição, Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (MDB).
Com relação a Rodrigo, desde o início de 2024, a Realce já especulava sua possível ida ao Senado. E, nos bastidores, isso ganhou força após a vitória de sua esposa, Moana Valadares (PL), como a vereadora mulher mais votada na capital, e agora passa a ser ainda mais cogitado com o apoio de Bolsonaro. “Mesmo não sendo do PL, Rodrigo sempre trouxe consigo os nossos ideais”, disse o ex-presidente. “Boa sorte, parabéns, e obrigado por citar meu nome aí. Até o Senado, em 26”, acrescentou, sacudindo ainda mais o cenário para a corrida eleitoral no estado.