Ainda restam cerca de um ano e nove meses para as eleições de 2026 e, embora haja muita água para rolar até lá, diversas lideranças políticas já iniciam suas articulações para o próximo pleito. O foco está especialmente na reeleição de Fábio Mitidieri (PSD), que, até o momento, não enfrenta um adversário que ameace sua permanência no cargo.
Esse cenário considera que os principais ex-adversários de Mitidieri em 2022 — Rogério Carvalho (PT), Alessandro Vieira (MDB) e Valmir de Francisquinho (PL) — provavelmente não estarão na disputa pelo Palácio dos Despachos em 2026.
Valmir, que segue inelegível, já afirmou que pretende focar em concluir seu terceiro mandato como prefeito de Itabaiana e buscar a reeleição em 2028. Rogério e Alessandro, por sua vez, deverão concentrar esforços na reeleição ao Senado, com a possibilidade do emedebista também avaliar uma candidatura à Câmara dos Deputados.
Com esse cenário se desenhando e com o governo vendo sua aceitação melhorar no estado, dificilmente muitas surpresas poderão surgir. No entanto, novos nomes discretamente começam a ser cogitados nos bastidores para disputar as eleições contra Mitidieri. Nos próximos dias, a Realce trará maiores detalhes dos prováveis adversários do governador, como por exemplo, Marcos Santana ou Sérgio Gama, que poderá ser o candidato pelo grupo de Rogério.