As temperaturas em Sergipe continuarão acima da média nos próximos meses, conforme aponta a meteorologista Wanda Tathyana de Castro Silva, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac).
“A tendência é de que a temperatura permaneça acima da normal climatológica, o que favorece a perda de água do solo e a redução gradativa do volume dos reservatórios. Com isso, o cenário de seca pode se agravar nos próximos meses”, explicou.
Para fevereiro, março e abril, a previsão indica chuvas dentro da normalidade ou abaixo da média no estado. No entanto, Wanda alerta que eventos extremos podem ocorrer, alterando as condições climáticas previstas.
De acordo com o boletim do Monitor de Secas do Estado de Sergipe, divulgado nesta sexta-feira, 21, a seca recuou de grave para moderada em regiões do Alto e Médio Sertão, Agreste Central e em parte do Centro-Sul sergipano, além de algumas áreas do Leste e do Baixo São Francisco. Em comparação com o mês anterior, a seca moderada permaneceu em uma pequena área do Agreste Central e do Sul sergipano, além de uma grande porção do Centro-Sul do estado.