A deputada estadual Linda Brasil (PSOL) participou da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quinta-feira, 27, fantasiada de Carnaval e não demorou para que se tornasse alvo de críticas e até mesmo de ridicularização por bolsonaristas, como o deputado federal Rodrigo Valadares (UB).
Em suas redes sociais, Rodrigo disparou contra a parlamentar: “Quando você acha que já viu de tudo, a comunidade LGBT lhe surpreende. Veja só a pataquada que essa deputada trans aprontou aqui em Sergipe. Rapaz, eu vou dizer, viu… Ir de fantasia de Carnaval para o plenário? Mas, assim, uma coisa ela fez: resumiu bem o que é a militância trans, a militância LGBT – uma palhaçada.”
No plenário, Linda, que ganhou até mesmo destaque na imprensa nacional por sua vestimenta, ressaltou que ela, além de ser uma forma de homenagear o Carnaval, também tem seu caráter político: “Essa homenagem é mais que reconhecimento. É um ato político. Porque, no Brasil, 40% das pessoas LGBTQIA+ assassinadas são mulheres trans e travestis, e essa violência não é um acidente: é o reflexo direto de um sistema que nos desumaniza e nos usa como alvo para esconder suas falhas. Políticos que deveriam lutar pelo povo, preferem atacar nossas corpas e corpos para desviar o foco das crises sociais, da fome, do abandono das periferias. Usam a transfobia como cortina de fumaça para mascarar a própria incompetência, enquanto nós seguimos sendo caçadas, excluídas e apagadas”.
Neste Carnaval, a deputada estadual desfilará pela Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, no Sambódromo do Rio de Janeiro, no dia 4 de março. A escola prestará homenagem a Xica Manicongo, considerada a primeira travesti negra do Brasil.