Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participaram ontem, 16, de um ato em Copacabana, no Rio de Janeiro, pedindo a anistia dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro em Brasília. Lideranças da direita participaram da manifestação, inclusive o deputado federal Rodrigo Valadares (UB), que é relator do projeto de Lei na Câmara. Protestos semelhantes também aconteceram em outros lugares do país, até mesmo na capital sergipana.
Bolsonaro em Aracaju?
Durante o ato, o ex-presidente ainda sugeriu fazer uma manifestação em Aracaju, após a que já está programada para acontecer em São Paulo no próximo dia 6. A fala rapidamente repercutiu na imprensa sergipana.
Números divergem
De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a manifestação em Copacabana teve 18,3 mil pessoas no seu ápice. Por outro lado, a Polícia Militar disse que o ato reuniu 400 mil pessoas.
Quem comandará em Sergipe?
O PP e o União Brasil devem bater o martelo nesta semana sobre a possível federação entre eles. Caso ela se concretize, em Sergipe, o comando ficará ou com André Moura (UB) ou com Laércio Oliveira (PP). A ideia das nacionais é dividir os comandos estaduais da federação entre os partidos, seguindo critérios de tamanho da bancada no Congresso e proporcionalidade. Quem vencerá essa quebra de braço?
PP
O PP de Laércio tem trabalhado para eleger pelo menos três nomes para a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Atualmente, representam o partido na Casa os deputados Luciano Pimentel e Neto Batalha, que deverão buscar a reeleição no próximo ano.
Expectativa
Tem gerado uma grande expectativa na população, especialmente nos amantes do período junino, a divulgação da programação oficial do Arraiá do Povo 2025. As informações são de que o Governo de Sergipe deverá divulgar a grade na próxima semana.
André e Ibrain
O deputado estadual Ibrain de Valmir (PV) já vem se movimentando para as eleições de 2026 e, sobre o Senado, já deixou claro que deseja ter André Moura (UB) como seu segundo nome para a disputa, visto que Rogério Carvalho (PT) já recebeu o apoio do prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD).
André e Ibrain II
A declaração sobre o assunto ocorreu em um momento em que ganhava força nos bastidores a informação, já abordada pela Realce, de que André estaria sendo sondado por Gustinho Ribeiro (Republicanos) para ser seu candidato ao Senado. Caso isso se concretizasse, AM não contaria com o apoio de Ibrain, seu aliado de longa data.
Luz no fim do túnel
Com essa possível reaproximação, Gustinho buscava ingressar no União Brasil, que atualmente conta com Yandra Moura na Câmara, e que poderá naturalmente fazer dois nomes em 2026. Ou seja, o partido poderia ser uma luz no fim do túnel para ele. O parlamentar tem encontrado dificuldades para garantir um partido que o abrigue para as eleições, especialmente após a amarga derrota de seu grupo em 2024 em seu berço eleitoral: Lagarto.
Recebendo apoios
E por falar em Alese, o deputado estadual Kaká Santos (UB) tem fortalecido seu projeto de reeleição, recebendo apoios de importantes lideranças, como o do prefeito de Poço Verde, Roberto Barracão (UB).
Deu o que falar
Na última semana deu o que falar a manutenção do veto de Emília Corrêa (PL) ao projeto de Lei que exigia a regularidade trabalhista para pagamento de subsídios a empresas do transporte público coletivo. Foram 16 votos a favor e oito contrários. Apenas Camilo Daniel (PT), Breno Garibalde (Rede), Elber Batalha (PSB), Fábio Meireles (PDT), Iran Barbosa (PSOL), Miltinho (PSD), Sonia Meire (PSOL), Selma França (PSD) e Vinicius Porto (PDT) votaram pela derrubada.