O requerimento proposto pelo líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), para que o Projeto de Lei que concede anistia aos envolvidos no 8 de janeiro tramite em regime de urgência, atingiu 259 assinaturas — duas a mais que o necessário — no fim da noite de ontem, 11. Destas, quatro foram de parlamentares sergipanos.
Dos oito deputados que representam Sergipe na Casa, apenas Nitinho Vitale (PSD), Ícaro (PL), Rodrigo Valadares (UB) e Thiago de Joaldo (PP) assinaram em apoio ao requerimento de urgência.
O regime de urgência permite um andamento mais célere ao projeto. Ou seja, quando aprovado, dispensa a análise pelas comissões temáticas da Câmara. O alcance do número de assinaturas, no entanto, não significa que o projeto entra automaticamente em urgência. Os apoios permitem apenas que o requerimento seja formalmente protocolado e registrado no sistema da Casa.
Os condenados pelo 8 de Janeiro tiveram a pena imputada a partir dos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.