Com diversos nomes fortes já demonstrando pretensões para 2026, a disputa pelo Senado caminha para ser acirrada e, conforme o primeiro levantamento da Realce, realizado pelo Instituto Gadu, Rogério Carvalho (PT) e Rodrigo Valadares (UB) aparecem tecnicamente empatados na liderança, assim como André Moura (UB) e Edvaldo Nogueira (PDT), que ocupam a terceira e a quarta posição, respectivamente.
De acordo com a sondagem, no cenário induzido — em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados — Rogério lidera com 14,74% das intenções de voto, seguido por Rodrigo, com 12,36%. Na sequência, André registra 11% e Edvaldo, 9,10%. Alessandro Vieira (MDB) aparece com 7,31%, Fábio Reis (PSD) com 6,11%, Eduardo Amorim (PL) com 6,10% e Adailton de Valmir (PL) com 5,33%. Os eleitores que disseram não votar em nenhum dos nomes apresentados somam 9,34%. Já os que não souberam ou não responderam representam 18,61% do total.
O que chama a atenção é o grande número de eleitores que ainda não se decidiram — ou seja, o cenário ainda pode mudar consideravelmente até a eleição.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Gadu entre os dias 13 e 17 de abril, ouvindo 2.428 eleitores em todos os municípios do estado, por meio de entrevistas presenciais e por telefone. A margem de erro é de 3,62 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Na próxima segunda-feira, 28, a revista trará números exclusivos de uma pesquisa para deputado estadual. Fiquem atentos aos nossos canais.